top of page
Original.png

TÓPICOS DE EDUCAÇÃO EM DEBATE

Ebook Acadêmico
DÉCIO OLIVEIRA DOS SANTOS
JOSÉ CLÉCIO SILVA DE SOUZA

ISBN: 978-65-5889-566-4

DOI: 10.46898/rfb.

5b0a61b9-523d-458d-9078-428e4513a264

Presentación

Este livro é composto por uma coletânea a de arquivos que vem a tratar de temas relevantes da Educação na contemporaneidade, em um total de seis artigos.
No Capítulo I, INTITULADO DIDÁTICA E AVALIAÇÃO NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM E NO ENSINO DE HISTÓRIA NA ATUALIDADE, o objetivo de reunir as informações e dados que servirão de base para a construção da investigação proposta a partir de determinado tema. Após a escolha de uma temática específica a ser abordada, a pesquisa bibliográfica deve se limitar ao tema escolhido pelo pesquisador.
Já no Capítulo II, A DIVERSIDADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO, no âmbito das ciências humanas, principalmente da Antropologia e da Educação Histórica, como Cultura, Racionalismo, Relativismo Cultural, Multiculturalismo, Práxis e Multiperspectividade. Também discutiremos como a opção pela Diversidade Cultural como prática implica em concepções críticas, emancipadoras, amplas e formativas. Em suma, uma educação pautada pela Diversidade Cultural confere-nos um compromisso educacional democrático e acolhedor.
No Capítulo III, EDUCAÇÃO COMO FORMA DE PREVENÇÃO A VIOLÊNCIA, nos traz um debate sobre o abandono escolar e criminalidade andam juntos. A escola pode ajudar na formação dos adolescentes e diminuir o avanço da violência. O abandono dos estudos pode ser uma ponte direta para a vida do crime. A prevenção da criminalidade deve levar em conta a redução da evasão escolar.
Já no Capítulo IV, trazemos uma reflexão SOBRE O PROCESSO DE/APRENDIZAGEM COM AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS EO TDAH, pois Educação Inclusiva é uma modalidade contemporânea visando criar espaços para alunos com deficiência e esta deve ser garantida de acordo com a lei 12.146 de 6 de julho de 2015. Contemplando alunos com suas diversas deficiências e transtornos.
Dando continuidade no capítulo V, AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE INCENTIVO A LEITURA, tem como objetivo principal é refletir sobre as práticas pedagógicas de incentivo à leitura que são desenvolvidas nos ambientes escolares, contribuindo para a compreensão do potencial que as mesmas englobam enquanto desenvolvedoras das competências e habilidades esperadas para a leitura
Finalizando, no Capítulo VI O EDUCADOR FÍSICO E O SEU PAPEL, nos traz uma reflexão sobre o professor de Educação Física é um profissional que durante sua formação acadêmica constrói um perfil e um papel que permite atuar no contexto educacional de forma eficiente

20 de maio de 2023 22:41:58

Data de submissão:

13 de junho de 2023 00:17:01

Data de publicação:

Gostou? Comente!
تم التقييم بـ ٠ من أصل 5 نجوم.
لا توجد تقييمات حتى الآن

Agrega una calificación
مشاركة أفكارككن أول من يعلِّق.
bottom of page