
Por que somos as nossas casas? Uma metodologia de estudo
Livro digital, Belém: RFB, 2025
Giovanna Jansen Duailibe
DOI 10.46898/rfb.
67d7ee74-c2ca-4b2f-bb6f-291075f1b427
Presentación
Este é o segundo de dois livros originados da tese de doutorado que trata das casas ludovicenses ao longo dos séculos, sob a perspectiva da sociedade de cada época. É o desvendar da casa através de seus moradores, seus hábitos e cultura. É o entendimento dos símbolos e significados dessa casa e de seus cômodos para os seus moradores.
Para compreender como vivia a sociedade ludovicense e como eram suas casas foi preciso entender a relação que se estabelece entre os moradores e seus espaços de morar. Essa compreensão foi buscada através de uma perspectiva histórica, social, antropológica e psicológica. Esse olhar interdisciplinar foi fundamental para encontrar os arquétipos sociais e de morar da São Luís do começo do século XXI e compreender “por que nós somos nossas casas”.
Este livro apresentas os capítulos da tese que explicam a relação entre os moradores e suas moradias, os símbolos e significados e explicam a metodologia criada para seu desenvolvimento. O capítulo 1 fala das imaterialidades dos espaços de morar, dos seus significados e símbolos, e o capítulo 2 trata dos temas de Psicologia ambiental e Avaliação pós-ocupação, ambos importantes quando se busca compreender a imaterialidade dos lares. Já o capítulo 3 apresenta a metodologia utilizada na pesquisa e que pode ser replicada em estudos similares.
Data de submissão:
14 de mayo de 2025, 15:34:26
Data de publicação: