top of page

TEORIA DEMOCRÁTICA E COMUNICAÇÃO DE MASSA

Rogério Silveira Tonet
Eloisa Paula de Oliveira

ISBN: 978-65-5889- 365-3
DOI: 10.46898/rfb.9786558893653

Presentación

Embora presente desde as sociedades mais remotas, o tema comunicação e sua influência nas questões sociais e políticas ganha relevância na modernidade mas, principalmente no Séc. XX e XXI com o surgimento dos meios de comunicação de massa e da introdução de técnicas de argumentação apoiadas em pesquisas de opinião, gestão da imagem e marketing, que ampliaram a importância destes elementos como parte, senão questão-chave, da tomada de decisões tanto individuais, quanto coletivas e governamentais.
Aqui pretende-se, primeiramente ampliar a discussão, com a introdução de novos itens, mesmo advindos de outras disciplinas para depois selecionar alguns pontos principais, oferecendo um quadro de análise para futuros estudos sobre o assunto.
Este livro está estruturado em 4 partes, iniciando por uma base teórica que apresenta as duas principais correntes do pensamento democrático, primeiramente a corrente hegemônica ou democracia representativa, padrão nos Estados democráticos modernos, para depois apresentar a corrente contra-hegemônica, da participação e deliberação. Em uma terceira etapa, procede-se da mesma forma uma discussão a partir de teóricos da comunicação e da ciência política sobre o tema. No quarto segmento apresenta-se uma síntese dos itens de ressaltados na discussão em um quadro de análise que, espera-se, possa contribuir para futuros estudos sobre o tema. Na quinta parte apresentam-se as considerações finais e indicações para futuras aplicações do quadro de análise para então fechar o artigo com a bibliografia.

Fecha de publicación:

30 de setembro de 2022 12:44:39

Gostou? Comente!
Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Agrega una calificación
Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.
bottom of page