top of page

DA PESQUISA ÀS PRÁTICAS EDUCACIONAIS A PARTIR DE LIVES DE FORMAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Monica Izilda da Silva
Daniel Fernando Bovolenta Ovigli
Pedro Donizete Colombo Junior
(Organizadores)

ISBN: 978-65-5889-322-6
DOI: 10.46898/rfb.9786558893226

Presentación

3, 2, 1 – Estamos ao vivo!
Olá, leitor! Você está acessando uma obra fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, em especial com a Superintendência Regional de Ensino de Uberaba (SRE), e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
A parceria constituiu-se em uma das ações no canal do Youtube - SRE Uberaba - Educação em Questão, que pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/channel/UCaq3q9Dr5xLUfI8kLoJa1VQ.
A SRE é um órgão gestor da Secretaria de Estado de Educação, que coordena escolas de 25 municípios, incluindo as da cidade de Uberaba-MG. Mais de 100 escolas estão sob a responsabilidade da Regional, exceto aquelas vinculadas à Prefeitura de Uberaba, que possuem seu regime próprio de acompanhamento.
Um dos principais desafios da SRE frente à pandemia da Covid-19 foi preencher ou minimizar a lacuna no âmbito da formação continuada dos profissionais da Educação, bem como do diálogo com a rede e conexão com os pares, realçada no distanciamento social e no fechamento das escolas e da Regional - nos seus mais de 700 km de extensão territorial que compõem sua região de abrangência.
Nesse sentido foi criado o referido canal pela servidora da SRE, Mônica Izilda da Silva, servidora atuante junto à Divisão Pedagógica da instituição e também membro do GENFEC. O canal foi criado no dia 18 de junho de 2020, com uma live de apresentação da proposta, e quase dois anos depois, no início de abril de 2022, conta com 260 vídeos organizados em playlists que incluem lives formativas, Semana Pedagógica, Semana da Juventude e outros Seminários, além de dicas de professores da rede que fizeram e estão fazendo a diferença na vida de tantos estudantes no contexto da pandemia e fora dela também. Também no início de abril de 2022 o canal já contabilizava mais de 100.000 visualizações e 6,37 mil inscritos (YOUTUBE, 2021).

Fecha de publicación:

21 de julho de 2022 20:43:46

Gostou? Comente!
Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Agrega una calificación
Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.
bottom of page