top of page

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ADOTADAS EM AULAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Marilha Vieira de Brito
Junielson Soares da Silva
Fabrício Soares de Sousa
Hernando Henrique Batista Leite
Gisele Holanda de Sá

ISBN: 978-65-5889-228-1
DOI: 10.46898/rfb.9786558892281

Presentación

A idealização dessa obra surgiu com a necessidade de sistematizar uma gama de metodologias ativas de ensino, testadas por meio de pesquisas de campo realizadas por professores de nível básico e superior, além de graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biologias da Universidade Estadual do Maranhã – UEMA, campus Coelho Neto, que desenvolvem pesquisas no âmbito da educação básica. No atual contexto, com o surgimento de mudanças principalmente no campo educacional, promovido pelo advento da tecnologia e o da internet, o conhecimento se popularizou, os alunos possuem habilidade com o uso de ferramentas tecnológicas. Tais situações, demandam a necessidade do professor está atualizado, a fim de desenvolver habilidades para intermediar o conhecimento dos seus alunos, articulando assim o ato de ensinar, que não é uma tarefa tão simples.
Durante os tempos vividos em decorrência da segunda pandemia do século cometida pelo vírus Sars-cov-2, causador da Covid-19, que obrigou às escolas a migrarem bruscamente para o formato de “ensino remoto” com o uso de plataformas de videochamadas. Nesse sentido, esse livro poderá ser um excelente guia para aprimorar estratégias e metodologias didáticas usadas por professores em suas aulas virtuais e presenciais, uma vez que esse cenário exigiu uma performance maior dos professores, exigindo deles o desenvolvimento de novas habilidades, especialmente no sentido de inovação e de uso para se adequar às novas demandas exigidas no novo formato de ensino.
Vale muito a pena a leitura desse material, por trazer uma linguagem acessível para compreensão de graduados, graduados e professores de Ciências e Biologia. O livro apresenta diversos artigos com as mais variadas abordagens metodológicas voltadas para o ensino de Ciências e Biologia, principalmente no tema de citologia, que é base da ciência. Os trabalhos trazem uma vasta abordagem em aulas inovadoras, com a utilização de recursos básicos, o que torna aplicável as metodologias didáticas aqui descritas de uma forma simples e prática, além de poder ser aplicada por professores em diferentes realidades e contextos brasileiros.
A grande contribuição dessa obra é refletirmos sobre o contexto escolar, suas fragilidades e desafios enfrentados pelos professores para mediar o conhecimento dos seus alunos. Através dos estudos aqui apresentados, gostaríamos de poder contribuir para uma melhor formação de professores de Ciências e Biologia, possibilitando uma discursão sobre metodologias e práticas didáticas ativas, tornando o processo de ensino aprendizagem mais atrativo.

Fecha de publicación:

17 de março de 2022 13:56:43

Gostou? Comente!
Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
Comparte lo que piensasSé el primero en escribir un comentario.
bottom of page