top of page

ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE!

Andrea Almeida Zamorano

ISBN 978-65-5889-181-9
DOI: 10.46898/rfb.9786558891819

Presentación

Prezados leitores,
A obra intitulada: Até que a morte nos separe! Interface dos distúrbios psíquicos ao suicídio como dispositivos do cuidado à saúde mental tem como objetivo atribuir uma análise reflexiva sobre as questões éticas e legais envolvendo o tema.
São apresentados dados epidemiológicos, manifestações do comportamento suicida entre adolescentes e profissionais da saúde, definições e questões vinculadas à prevenção. Algumas questões devem ser observadas a que se refere aos tipos de suicídio: Atos nos quais impera a impulsividade, como forma de expulsar a dor; ações em que predomina a busca de alívio e consolo pela morte; processos em que a
morte é considerada como a única saída para o sofrimento e forma de aliviar o fardo de pessoas próximas; e o planejamento racional do suicídio.
A desintegração psíquica, da sensação de aniquilamento, a morte pode ser forma de escape, o que pode justificar o maior índice de suicídios entre pessoas com transtornos mentais. Nesse sentido, devemos estar abertos à escuta de pessoas com ideação ou tentativa de suicídio, deixando em suspenso crenças, valores e pontos de vista.
Torna-se um enorme desafio sobre como devemos compreender a destrutividade como sintoma para lidar com o ambiente hostil; enfrentar a dor psíquica e o desamparo, incluindo a morte de si mesmo; exposição a condutas de risco; falta de cuidados na doença; intoxicação por overdose medicamentosa e outras drogas;
depressão associada à síndrome de Burnout; depressão pós-parto no ciclo gravídico-puerperal; luto antecipatório ao adoecimento onco-hematológico; interface dos poliusuários de drogas ao manejo familiar no contexto da dependência química, entre outros.
Não obstante, a intencionalidade do ato pode indicar que se está no campo do suicídio propriamente dito

Fecha de publicación:

19 de novembro de 2021 14:19:12

Gostou? Comente!
Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Agrega una calificación
Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.
bottom of page