top of page

IMPACTOS SOCIOEDUCATIVOS DA IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA NO IFPI CAMPUS PICOS: RELATOS DE EGRESSOS E PROFESSORES

Haroldo Reis Alves de Macedo
Marina de Oliveira Cardoso Macêdo

ISBN: 978-65-5889-088-1
DOI: 10.46898/rfb.9786558890881

Presentación

O presente livro tem por objetivo apresentar as aventuras de jovens que optaram pela Licenciatura em Física, numa instituição pública, gratuita e de qualidade. A instituição conta com profissionais comprometidos com a formação acadêmica, humana e social dos jovens que a procuram; com um espaço físico privilegiado, pois dispõe de salas de aulas amplas equipadas com quadro de vidro, carteiras, climatizada e com data show como recurso didático-pedagógico para a execução das aulas; com laboratórios de ensino para as aulas práticas. Mas, como toda instituição pública, o IFPI-Campus Picos tem seus problemas físicos, pedagógicos, humanos, sociais, profissionais etc.
Nos relatos que seguem, pode-se observar que os egressos e professores não pouparam palavras para relatar as dificuldades enfrentadas pessoalmente e com a instituição. Por outro lado, também compartilharam como as venceram, dando uma receita e ao mesmo tempo elogiando os profissionais que atuam nessa casa.
Ao ler e analisar a trajetória de vida de cada egresso e professor que aqui se manifestam, é possível relembrar todas as dificuldades e soluções que a instituição ofertou aos seus alunos e professores. Pode-se observar, pelos relatos, a importância dos Programas de Assistência estudantil oferecidos pela instituição e geridos pelas assistentes sociais. Como é benéfico a instituição ter espaços de estudos em grupo e pessoal, como a biblioteca de que o campus dispõe! Como é importante o acervo bibliográfico disponível para o crescimento intelectual de nossos alunos e professores! No entanto, o que mais chama a atenção nos relatos são os Programas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa de Iniciação à Docência (PIBID), Residência Pedagógica, os eventos promovidos pelo Campus (EITEC) e os eventos do campus que favorecem a participação dos alunos (SEMAFIS, COINTER, EFNNE, entre outros) como participantes e apresentadores de trabalho, os laboratórios de Física para as aulas práticas e principalmente a boa convivência entre servidores (técnicos e docentes) com os alunos. Isso pode ser confirmado na parte final do relato do egresso Janderson de Araújo Silva, por exemplo: “...posso afirmar que o IFPI, o curso de Licenciatura em Física e os programas da CAPES abriram novos horizontes para mim, proporcionaram um maior nível intelectual..”.
Aproveitem o presente livro para conhecer a luta de pessoas que escolheram a Licenciatura em Física, escolheram a docência para transformar suas vidas e a vida de pessoas ao seu redor. Hoje visualizamos cidadãos oriundos de cidades do interior e até mesmo da zona rural que, com muito esforço, paciência, persistência e muita vontade de aprender, conseguiram finalizar uma graduação, almejaram um mestrado e doutorado e muitos conseguiram e outros estão no caminho para concluir essas etapas.
José Ferreira Júnior
Pedagogo do IFPI-Campus Picos

Fecha de publicación:

5 de maio de 2021 22:57:50

Gostou? Comente!
Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
Comparte lo que piensasSé el primero en escribir un comentario.
bottom of page