top of page

QUAIS OS FACTORES QUE INFLUENCIAM OS ENFERMEIROS NEONATAIS, NA ADOPÇÃO DE MEDIDAS QUE FAVOREÇAM O DESENVOLVIMENTO NEUROLÓGICO DO RECÉM-NASCIDO?

Marta Sofia Inácio Catarino
Maria João Gervásio
Carina Pinto da Costa
Ana Cristina Ribeiro da Silva Romão Martins

ISBN 978-65-5889-220-5
DOI: 10.46898/rfb.9786558892205

Presentación

O recém-nascido internado em Neonatologia, geralmente, é privado de três aspectos responsáveis pelo seu desenvolvimento: o ambiente intra-uterino, a limitação na interacção afectiva com os seus pais e a inserção meio familiar.
Os cuidados de enfermagem prestados numa perspetiva do desenvolvimento, deverão ser dirigidos no sentido de compensar estas limitações e favorecer o potencial físico, cognitivo e comportamental do recém-nascido.
O programa Newborn Individualized Developmental Care and Assessment Program (NIDCAP) baseia-se na combinação da técnica e dos cuidados numa perspectiva do desenvolvimento do recém-nascido que se repercutirá na sua qualidade de vida. Apesar deste benefício, continua a não ser aplicado por todos os enfermeiros Neonatais.
Considera-se impreterível, a realização de um estudo onde seja possível identificar o motivo pelo qual as medidas adoptadas pelos enfermeiros Neonatais não correspondem totalmente às instituídas pelo conceito Newborn Individualized Developmental Care and Assessment Program (NIDCAP).
O trabalho de projeto foi a opção metodológica selecionada. Permitiu sintetizar os resultados obtidos e desenvolver estratégias eficientes para avaliar e melhorar a prestação de cuidados ao recém-nascido.

Fecha de publicación:

20 de setembro de 2021 14:26:07

Gostou? Comente!
Oceniono na 0 z 5 gwiazdek.
Nie ma jeszcze ocen

Agrega una calificación
Podziel się swoimi przemyśleniamiNapisz komentarz jako pierwszy.
bottom of page