top of page

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA ALIADA A PESQUISA COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL

José Jaciel Ferreira dos Santos
Willian Bonne Monteiro Dos Santos
Gabriel Nunes do Nascimento
Evandro Fabrício de Vasconcelos Olimpio

ISBN: 978-65-5889-166-6
DOI: 10.46898/rfb.9786558891666

Presentación

Este livro reúne um conjunto de projetos de extensão universitária e artigos científicos que descrevem os desafios e oportunidades enfrentados na atividade de extensão e apresenta as conquistas alcançadas durante a execução dessas atividades. A intensão desse copilado de trabalhos acadêmicos é levar o conhecimento de diversas áreas e experiências vividas em meio as práticas agrícolas proporcionadas a partir da extenção universitária, para os leitores.
Aprofundando na temática de práticas agrícolas proporcionadas pela vida acadêmica, esse livro busca trazer estudos que ajudarão os futuros leitores a compreenderem variadas experiências convividas em meio a extensão universitária. O primeiro artigo situa-se na abordagem de “O papel da extensão universitária frente à fundação da primeira associação de suinocultores da Paraíba - ACRISPOM”, trazendo o estudo de caso realizado na cidade de Pombal na Paraíba e dados importantes da criação de suínos na cidade, bem como os desafios para a criação da ACRISPOM e os impactos que o associativismo produziu frente ao desenvolvimento rural desse público.
O segundo artigo traz uma experiência em um projeto de acompanhamento zootécnico prestado aos criadores por meio da extensão universitária, um trabalho de melhoria das condições de trabalho e estruturação da associação, buscando capacitar e dá aos criadores a autonomia que estes merecem, este capítulo aborda os entraves para o desenvolvimento das atividades junto à comunidade assistida, os avanços conquistados ao longo do projeto e o protagonismo da ACRISPOM frente aos desafios.
Este livro descreve a importância da atividade de extensão na vida das pessoas que por ela são beneficiadas, conta a história de várias pessoas e famílias que tiram da criação de suínos seu sustento e às vezes até alguma renda, mas que sozinhos não teriam condições de continuar com sua profissão, todavia, a externalização do saber universitário propõe o associativismo como alternativa de desenvolvimento rural e dá a esse público novas oportunidades de melhoria de vida e geração de emprego e renda.
Por essas e outras razões nós os convidamos a mergulhar nessa experiência de busca e aprendizado, de conquistas e realizações, de como a extensão pode ressignificar a profissão do homem. Seja bem vindo e ótima leitura!

Por José Jaciel Ferreira dos Santos
Willian Bonne Monteiro Dos Santos
Gabriel Nunes do Nascimento
Evandro Fabrício de Vasconcelos Olimpio

Fecha de publicación:

26 de junho de 2021 22:33:30

Gostou? Comente!
Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Agrega una calificación
Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.
bottom of page