top of page

ORGANIZATIONAL BEHAVIOR MANAGEMENT
GESTÃO ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL: MODIFICANDO O COMPORTAMENTO DE PESSOAS E ORGANIZAÇÕES

Alex Andrade Mesquita

ISBN: 978-65-5889-206-9
DOI: 10.46898/rfb.9786558892069

Presentación

A Ciência do Comportamento conta com um arcabouço teórico-prático aplicado há uma ampla variedade de campos, como: psicologia clínica, escolar, hospitalar/saúde, nos quais existe grande volume de literatura em português. O mesmo não ocorre na área das organizações e do trabalho, sendo escassos artigos e livros teóricos e aplicados em língua portuguesa.
Apesar do reconhecimento internacional da Organizational Behaviour Management, em português Gestão Analítico-Comportamental, e de seu amplo uso nas empresas, em especial nos Estados Unidos, no Brasil tais conhecimentos se encontram esparsos em livros e manuais de gestão de pessoas, muitas vezes sem o rigor conceitual e metodológico necessários.
A Gestão Analítico-Comportamental pode contribuir tanto para gestão do comportamento individual quanto do organizacional, se constituindo em uma ferramenta estratégica capaz de gerar valor às organizações. Como principal vantagem apresenta uma série de estudos experimentais com delineamentos robustos, o que fornece embasamento confiável as suas intervenções.
Este livro consiste em uma introdução ao tema, o capítulo 1 apresenta as principais áreas de estudo da Gestão Analítico-Comportamental e traduções sugeridas das mesmas para o português. O capítulo 2 trata dos principais modelos Gestão do Desempenho, principal campo de estudo. O capítulo 3 versa sobre a Análise de Sistemas Comportamentais, como uma ferramenta de diagnóstico e mudança organizacional. O capítulo 4 discorre sobre a segurança comportamental, teoria de destaque na segurança do trabalho. O capítulo 5 faz uma breve exposição sobre a aplicação da Análise do Comportamento aplicada à Gestão de Pessoas, especialmente para a seleção e o desenvolvimento de pessoal. Por fim, no capítulo 6 são apresentados alguns exemplos de avaliação e intervenção para melhor entendimento da teoria.
A Gestão Analítico-Comportamental é a evolução da Gestão por Competências, pois apresenta um leque de avaliação e intervenção maior e mais complexo. Esta obra se dedica ampliar os horizontes de profissionais dos campos de administração, gestão de pessoas, psicologia organizacional e todos os interessados em tornar as organizações mais produtivas e melhores para empregadores e empregados.
Dr. Alex Andrade Mesquita

Fecha de publicación:

4 de novembro de 2021 22:58:00

Gostou? Comente!
Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Agrega una calificación
Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.
bottom of page