MULHERES NAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Sacha Biano dos Santos
Grégory Alves Dionor
Liziane Martins
ISBN: 978-65-5889-156-7
DOI: 10.46898/rfb.9786558891567
Presentación
Na esfera do Ensino de Ciências, analisando as relações de gênero, podemos observar a ausência das mulheres nas referências às descobertas científicas. Tal ausência é fruto do sexismo presente também no âmbito científico que se consolidou de forma masculinista, excluindo as mulheres das produções e tornando-as vítimas do Efeito Matilda.
O Efeito Matilda foi descrito por Margaret W. Rossiter (1993), em “The Matthew/Matilda Effect in Science” (O Efeito Mateus/Matilda na Ciência), como sendo a repressão sistemática e a negação da contribuição das mulheres cientistas em pesquisas, cujo trabalho é frequentemente atribuído aos seus colegas do sexo masculino, e recebe o nome da ativista dos direitos das mulheres dos EUA, Matilda Joslyn Gage, que primeiro observou esse fenômeno no final do século XIX.
Considerando o cenário excludente que invisibilizou e dificultou o protagonismo das mulheres cientistas o presente material didático complementar no formato de livro, voltado ao Ensino Médio, propõe a abordagem de conteúdos científicos através das histórias de mulheres que contribuíram para a construção do conhecimento científico da área de Ciências Biológicas. Dessa forma, visamos promover assim a visibilidade e valorização das mulheres na ciência, bem como a representatividade para que as estudantes possam almejar ocupar os espaços de produção científica.
Fecha de publicación:
4 de julho de 2021 14:23:29