top of page

TECNOLOGIAS INCLUSIVAS ADAPTADAS AO ENSINO DE FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO APLICADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Luisa Helena Silva de Sousa

ISBN: 978-65-5889-025-6
DOI: 10.46898/rfbe.9786558890256

Presentación

A educação inclusiva no âmbito da educação profissional e no contexto do ensino de ciências exatas, naturais e da terra, em especial no contexto do ensino de Física, vem motivando pesquisadores, professores, pedagogos e discentes a enfrentarem os desafios educacionais por meio da proposição de métodos capazes de associar tecnologias e teorias da educação.
Permanentemente atenta, engajada e dedicada ao processo de construção de uma educação pública libertadora, cidadã, inclusiva e de alto rigor cientifico, com especial sensibilidade às dificuldades dos discentes, em particular os alunos com diferentes níveis de limitação do sentido da visão, a ilustre e qualificada docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará – Campus de Santarém, Professora M.Sc. Luisa Helena Silva de Sousa, presenteia educadores e estudantes da educação básica e profissional com esta importante e relevante obra, na qual a autora dedica-se a fazer uma discussão sobre tecnologias assistivas e inclusivas apresentando informações e dados oficiais bem como realizando reflexões e análises sobre a política nacional relativa à educação profissional.
No contexto específico do ensino de ciências físicas ministrado ao ensino técnico integrado ao ensino médio, este livro apresenta o desenvolvimento de materiais e métodos em associação com tecnologias computacionais, eletrônicas e digitais de caráter assistivo, as quais são sintetizadas concretamente por meio do aplicativo de audiodescrição intitulado Blind-Banner elaborado para aperfeiçoar e otimizar a relação ensino/aprendizagem entre o docente e os discentes com limitado grau de visão.
Damião Pedro Meira Filho
Professor com doutorado em Física Matemática pela Universidade de São Paulo. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus de Santarém.

Fecha de publicación:

13 de fevereiro de 2021 23:58:40

Gostou? Comente!
Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Agrega una calificación
Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.
bottom of page