REMANEJAMENTO DE COMUNIDADES RIBEIRINHAS NA AMAZÔNIA E OS REFLEXOS SOCIAL, ECONÔMICO E NA EDUCAÇÃO
Edney Costa Souza
ISBN: 978-65-5889-044-7
DOI: 10.46898/rfb.9786558890447
Presentación
Estudar a influência do deslocamento territorial das famílias ribeirinhas em seus aspectos sociais e econômicos da comunidade da Vila Nova de Teotônio, foi instigante, considerando que a implantação da Hidrelétrica Santo Antônio, assim como a construção de grandes empreendimentos possibilitam estudar seus impactos por diversas perspectivas.
Sabemos que uma das preocupações permanentes que motivam a pesquisa científica é de caráter prático, sobretudo no que diz respeito a conhecer os fatos, os acontecimentos e fenômenos, para tentar estabelecer uma previsão do rumo dos eventos que cercam o homem, na perspectiva de modificá-los. Com essa modificação, o homem pode melhorar sua posição em face ao mundo e criar condições melhores para a vida humana.
Pesquisar os efeitos decorrentes da mudança territorial da comunidade objeto do presente estudo é um importante campo de pesquisa, considerando-se que as famílias deslocadas tiveram seus meios de subsistência e dinâmica socioeconômica alterados, proporcionando a possibilidade de análise de passivos sociais e econômicos. A comunidade agregava características de populações tradicionais da Amazônia, como pescar e plantar na várzea para o seu sustento.
Em razão do remanejamento, verificou-se ser oportuno apresentar reflexão sobre a incorporações de práticas voltadas para a interação de atores sociais e a promoção do desenvolvimento no novo território.
A escolha por pesquisar o remanejamento da comunidade da Vila Nova de Teotônio, deu-se inicialmente por trabalhar a mais de dez e dois anos como profissional da educação no Estado de Rondônia, atuando inicialmente como docente e posteriormente ampliando as atividades como gestor de cursos.
Esta vivência possibilitou o desenvolvimento de trabalhos técnicos, educativos e principalmente sociais nas diversas comunidades que foram remanejadas de seus antigos territórios para reassentamentos que acomodaram famílias que foram impactadas pela construção das Usinas Hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau em Porto Velho, despertando um interesse significativo por compreender a situação social, econômica e educacional na comunidade.
Com isso, nos entregamos a essa tarefa com maior prazer. Prazer maior do que simplesmente, escrever ou produzir textos científicos, sem minimizar estas outras atividades, mas poder contribuir com a sociedade e comunidade acadêmica.
Acredita-se que sucesso está relacionado ao empenho e às experiências desenvolvidas ao longo da vida, o que nos municia e aguça o desejo de conhecer as mudanças que o novo ambiente trouxe para a comunidade. Pretendeu-se assim, melhor compreender os comportamentos, as experiências, sentimento dos diversos atores envolvidos com esta abordagem e deque forma a mudança afetou os participantes do estudo.
O estudo permitiu fornecer, inclusive, bases para o entendimento de como as ações relacionadas às comunidades estão sendo desenvolvidas na região; e ainda, se estas contribuem para a produção de formação e informação, no sentido de que, se houverem falhas no processo, possam ser revistos, caso necessário, em novos reassentamentos na Amazônia.
Com isso, percebe-se a importância de estudos que abordem os impactos nas comunidades ribeirinhas atingidas pelos reservatórios das usinas geradoras de energia, nos levando a uma compreensão sobre esta temática, que têm se tornado, cada vez mais, motivo de preocupação para a sociedade, posto que é um assunto da responsabilidade de todos.
Portanto, pretendeu-se com o presente estudo contribuir para o desenvolvimento da comunidade, objeto da presente pesquisa, assim como comunidades de outros lugares que tenham passado pelas mesmas experiências, e até mesmo por construções vindouras.
Fecha de publicación:
19 de janeiro de 2021 13:33:32