top of page

O COMPUTADOR INTERATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES

José Elyton Batista dos Santos
Iris Grasielle Xavier dos Santos

ISBN: 978-65-990978-3-6
DOI: 10.46898/rfb.9786599097836

Presentación

O fato da não utilização do computador interativo me fez questionar: Seria o computador interativo somente um objeto que ficaria guardado sem uso ou uma ruptura da tecnologia clássica (quadro-negro) do século XVIII? Quais concepções os docentes apresentam diante da inserção das TIC em aulas de Matemática tendo em vista a postura tradicional de ensinar? Como lidam com o desconhecimento dessas inovações tecnológicas que requerem do professor uma formação continuada? A integração do computador interativo ao ensino de Matemática aumentaria as relações subjetivas em comparação com o quadro-negro? Apesar da complexidade existente aos redores do âmbito escolar, essas indagações corroboraram para a escolha do objeto de pesquisa, o computador interativo. Acredito, assim, na relevância de aprofundar o presente estudo, em virtude do professor ser o principal elaborador, mediador do conhecimento e propulsor das relações interativas, logo em alguns casos, o responsável pela escolha dos recursos a serem inseridos na sala de aula.
Diante do exposto, em consonância com o olhar direcionado para as questões e as ações voltadas para os processos que ressignificam as práticas pedagógicas, eis que surge a questão norteadora: Como ocorreram os processos de adesão e inserção do computador interativo com lousa digital no ensino de Matemática na rede municipal de Coruripe-AL? As práticas pedagógicas inseridas nesse contexto referem-se aos saberes e conhecimentos, sejam eles experienciais, científicos, pedagógicos, disciplinares, curriculares e/ou envoltos em interpretações de cada docente (SANTANA, 2016), uma vez que os fatos e as práticas aqui mencionados são expressos pela forma como os professores participaram dos processos, assim como executam suas ações ou desenvolvem as funções que lhes são concebidas.
Nessa perspectiva, Souza (2005) apresenta uma visão mais ampla acerca das práticas pedagógicas, considerando-as como sendo parte dos processos que envolvem não somente a dimensão escolar, mas também todas as relações subjetivas produtoras de aprendizagem. Sendo assim, a prática não se limita às ações dos professores, mas engloba todos os casos sociais que estabelecem planejamento e desenvolvimento de atividades com o intuito de possibilitar transformações. Desse modo, adentrar nas processualidades do computador interativo até chegar ao ensino de Matemática suscita uma retomada determinante dos elementos cruciais que colaboram ou interferem na sala de aula e na prática do professor, proporcionando, com isso, uma melhor compreensão da prática pedagógica.
Com vistas a discutir e refletir sobre os fatos concernentes à questão norteadora, foram estabelecidos alguns objetivos a serem alcançados. Como objetivo geral, investigar os processos de adesão e inserção do computador interativo com lousa digital no ensino de matemática na rede municipal de Coruripe-AL, e, como desdobramentos, os seguintes objetivos específicos: Refletir sobre os processos de adesão, inserção e formação dos professores para o uso do computador interativo com lousa digital na rede municipal de ensino de Coruripe-AL; Compreender a concepção pedagógica dos professores de Matemática centrada na dimensão tecnológica, em especial do computador interativo com lousa digital; Identificar a assiduidade das tecnologias e as relações subjetivas entre aluno/professor/tecnologias nas aulas de Matemática.
Os objetivos propostos nos direcionaram aos sujeitos/protagonistas: 3 técnicos da SEMED, sendo eles os protagonistas dos fatos centrados no objetivo 1, e 6 professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Coruripe-AL, sendo 3 de uma única escola da zona urbana e os demais de diferentes escolas localizadas na zona rural, protagonistas esses produtores dos conhecimentos desejados nos três objetivos. Um dos critérios para a escolha desses professores foi estarem fazendo uso do computador interativo em suas aulas. Vale ressaltar que esses protagonistas se associam entre si, formando um coletivo de forças oriundas das práticas pedagógicas para a educação.
Assim, tendo em vista a temática deste trabalho, sua questão norteadora e seus objetivos, a pesquisa qualitativa destaca-se pelo fato de estudar os fenômenos processuais e subjetivos que emergem no âmbito educacional. Sua essência é descrever as particularidades e especificidades dos grupos sociais em estudo, de forma a compreender as situações, ações e os acontecimentos a partir da perspectiva dos protagonistas, de forma a entender suas vivências e experiências, bem como as representações de suas falas ou expressões (CÉSAR; SILVA; BICALHO, 2016).
A conjunção desses dispositivos, principalmente no que visa ao acompanhamento de um processo, relaciona-se com o método da cartografia, formulado pelos filósofos franceses Deleuze e Guattari (1995). Esse método norteia a presente investigação a partir de técnicas, permitindo exercer uma função cartográfica, por meio de entrevistas, diário de campo, documentos e observações que desenvolvem ações comprobatórias dos fazeres, dizeres, relações e intervenções que se manifestam diariamente na escola de forma geral. Além disso, não exige nenhum manejo de análise, pois visa a explicar uma realidade por meio das partes de um todo em elementos que a compõe, ou melhor, exerce um papel reflexivo e dialógico ao longo dos fatos narrados. Assim, “a análise está presente em todo o processo de pesquisa, e não apenas em sua conclusão” (BARROS; BARROS, 2016, p. 192).
Perante esses procedimentos para a produção dos dados sobre o objeto de estudo, mais precisamente a partir das entrevistas realizadas, incorporei-me como cartógrafo/pesquisador, com foco na experiência, no expressar dos fatos e no intervir ao longo dos diálogos com os técnicos e professores protagonistas, estes que são os grandes responsáveis para a construção e o compartilhamento da realidade vivenciada diariamente em sua prática. Dialogar possibilita a troca de informações, conhecer o desconhecido, desenvolver debates e reflexões, adentrar outras direções e acessar a experiência do dizer. As variações do dizer são indicadores “correspondentes ao domínio ontológico, planos das forças provocador de desestabilização, de rupturas, desvios. É próprio à linguagem portar o acontecimento” (DELEUZE; GUATTARI, 1995 apud TEDESCO; SADE; CALIMAN, 2016, p. 99). Ao somar todos os dados coletados, observam-se infinitas conexões ou conjunções imensuráveis, sem um fim de interligações, assemelhando-se a um rizoma botânico. Na filosofia de Deleuze e Guattari (1995), os rizomas são as raízes ou linhas que se conectam, desconectam, interagem. Trata-se de um termo metafórico para designar relações subjetivas dos grupos sociais em meio aos diferentes objetos.
As ligações rizomáticas existentes no falar e no dizer indicam maneiras de narrar políticas que estão em jogo na sociedade contemporânea. São situações que levam a uma narrativa dos fatos, sendo estes resultantes de debates e reflexões a partir de um olhar que não despreza nenhuma palavra dita ou gesto realizado, mas podem ser conduzidos aos saberes ligados às diferentes políticas, interferindo de maneira direta ou indireta a um caso ou vários casos.
Com relação à política de integração das TIC no contexto escolar, sabe-se que já se encontra presente uma diversidade de instrumentos inerentes ao ensino: quadro-negro, livro didático, smartphones, laptops, tablets, computador interativo, e outros, os quais transformam a sala de aula, ou mais precisamente o ensino, em duas vertentes ou dois mundos, o dos átomos e bits (NEGROPONTE, 1995). Essa visão analítica permitiu intitular esta investigação da seguinte forma “O computador interativo no ensino de matemática e suas implicações”. Assim, com vistas a gerar mais debates e reflexões acerca dos aspectos apontados anteriormente, bem como a responder as inquietações desta pesquisa e atender aos objetivos propostos, organizou-se este livro com 4 capítulos.

Fecha de publicación:

18 de janeiro de 2021 02:50:42

Gostou? Comente!
Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
Comparte lo que piensasSé el primero en escribir un comentario.
bottom of page