top of page

GUIA PARA EDUCADORES AMBIENTAIS DO RECIFE

Erica Vidal de Negreiros
Janaina de Almeida Macêdo

ISBN: 978-65-5889-153-6
DOI: 10.46898/rfb.9786558891536

Presentación

O Guia para Educadores Ambientais do Recife está organizado em 2 partes: o Programa Educar para um Cidade Sustentável e os Eixos Temáticos.
Na primeira será possível compreender brevemente a trajetória das discussões sobre a Educação Ambiental, conhecer a estrutura do Programa de Educação Ambiental e se aproximar da Turma Mangue e Tal. Com isso, esperamos proporcionar uma aproximação entre os educadores ambientais e as práticas institucionais da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), tornar possível o uso da Turma como interlocutores de processos pedagógicos e demonstrar a importância dos processos históricos para o debate e consolidação das Políticas de Educação Ambiental no país. Na segunda parte será possível observar a cidade através dos eixos temáticos do Programa: Consumo Consciente e Sustentabilidade; Mudanças Climáticas; Verde Urbano, Águas; Biodiversidade e Resíduos Sólidos.
Para algumas pessoas educadoras que utilizarão esse guia, as informações são uma oportunidade de nivelamento de conhecimentos sobre a Cidade e, para outras, os textos poderão ser utilizados como recursos pedagógicos para viabilizar reflexões, dada a linguagem simples de sua escrita.
Ao final de cada eixo temático há sugestões de atividades para serem realizadas com grupos, objetivando demonstrar na prática possibilidades de aplicação dos conhecimentos aqui postos e objetivando também despertar interesse e inspiração para pesquisa ou criação de outras atividades com foco na Educação Ambiental.
O conteúdo deste material foi produzido pela equipe de Educação Ambiental da SMAS e representa a ampliação e a atualização de conteúdo de um material anteriormente utilizado para a formação de professores da rede municipal de ensino.

Fecha de publicación:

8 de julho de 2021 13:08:38

Gostou? Comente!
Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Agrega una calificación
Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.
bottom of page